quarta-feira, 4 de março de 2009

Como ficar rico

Boa noite pessoal, essa vale para meus alunos do curso técnico de administração e para qualquer um que se engage na luta de querer enriquecer.

Nessa época de crise mundial, cito um vídeo que durante muito tempo difundi em minhas aulas, o vídeo é de Marco Aurélio Vianna entitulado como Tire o "S" da crise "Crie" que retrata vários momentos de crise em que nosso país passou em que muitos empresários deixaram de chorar e passaram a vender lenço, ou seja, criaram alternativas criativas para enfrentar a crise.

O Artigo de Stephen Kanitz que me chamou a atenção, foi exatamente o nome desse post "Como ficar rico", onde ele demonstra o caminho que as indústrias devem trilhar de modo a conquistar um mercado popular onde a distribuição de renda é extremamente desfavorável.

Leia o artigo completo de Kanitz
clicando aqui.

Amigo leitor, vale aqui um momento de reflexão onde devemos nos deparar com a seguinte indagação:



Que crise é essa onde vários setores se desenvolvem enquanto outros implodem em meio a tantas ameaças externas? Será que passamos realmente por um momento de crise ou isso não passa puramente de especulação de nossos canais de comunicação que formam opiniões puramente comuns sem a utilização do senso crítico?


Só para que nos situemos um pouco mais a repeito do que estou falando, segue a definição da palavra especulação e o que pode ocasionar em nossa sociedade.


Especulação, em economia, consiste em uma aposta acerca do futuro econômico de um país, um setor de atividade ou de uma empresa.

O movimento das bolsas de valores, por exemplo, resulta, em grande parte, de manobras especulativas. Um grande número de agentes ou um único agente - desde que suficientemente poderoso - pode, através de operações vultosas de compra ou venda das ações de uma empresa, forçar uma alta ou uma baixa dos preços. Se o preço das ações aumenta, outros investidores, acreditando que os preços possam subir ainda mais, compram também. Tais expectativas podem se concretizar ou não.

A especulação financeira foi um dos fatores que levaram à crise de 1929, quando houve o crash da bolsa de Nova York. Neste caso, ficou claro que havia uma enorme diferença entre o preço esperado das ações e o valor real dos ativos das empresas. A diferença correspondia à especulação ou à expectativa de lucros dos especuladores.




Precisamos nos ater a essa gama de informações e começarmos a criar momentos de intensa reflexão para que não fiquemos alheios a essas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, não esqueça de avaliar o post por gentileza!